segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

17 dicas pra melhorar o seu lar e o meio ambiente

O site toolbarn é um site comercial que disponibiliza acessórios para o homem do campo norte-americano. Semana passada eles publicaram 21 dicas para melhorar o meio ambiente e lares. Como as dicas são voltadas ao público norte-americano, tive de fazer algumas adaptações. No final, não publiquei 4 delas. A lista está disponível logo abaixo:

1 – Embora no Brasil os painéis solares continuem caros, o site considera viável a utilização dessa tecnologia. A instalação é fácil e não necessita de mão-de-obra qualificada. Ainda usados, estes painéis continuam tendo um rendimento tão bom quanto novos, ou seja, seria um bom negócio comprar painéis usados pela metade do preço.
2 – Troque as lâmpadas simples (incandescentes) por fluorescentes. Essas últimas usam 70-75% menos energia e duram 10 vezes mais que as incandescentes. Por exemplo, a iluminação de uma lâmpada fluorescente de 26 watt equivale a uma incandescente de 100 watt. A vida útil de uma lâmpada fluorescente dura cerca de 5 a 7 anos e durante esse tempo a economia chega a R$ 120 para cada lâmpada.
3 – Melhorias no telhado. Acredite ou não, pesquisas apontam que a cor e o material usados nos telhados ajudam a diminuir o calor no interior de uma casa. Cores claras ajudam a refletir o calor para fora. Se você está pensando em reformar seu telhado, leve em consideração telhas de cor branca. Isso ajudará a manter sua casa e seu sótão frescos.
4 – Coloque detector de movimento no exterior de sua casa para ativar as luzes que estão do lado de fora. Isso ajudará a economizar energia e aumentará o tempo de vida das lâmpadas.
5 – Não gaste água. Cheque por vazamentos e pingos nas torneiras e conexões. Use água fria para lavar as roupas. Vista mais tempo que o habitual aquela calça jeans que você gosta. Lave sua toalha de banho somente nos finais de semana. No meio da semana você pode secá-la ao invés de lavá-la. Faça da economia de água um assunto familiar: Ensine seus filhos a economizá-la, como por exemplo, desligando a torneira ao escovar os dentes ou tomando um banho rápido, desligando o chuveiro ao esfregar a cabeça.
6 – Instale bocais de sprays nos chuveiros. Isso economizará água, por exemplo, ao lavar a cabeça. Os bocais de sprays são um ótimo investimento, pois estabelece um baixo fluxo de água no banho e é portável, você pode levar a qualquer lugar e é ideal para quem mora em casa alugada.
7 – Empilhe o adubo caseiro em seu quintal. Ache um lugar apropriado para empilhar o adubo. Misture o resto de comida com uma pá toda semana para o adubo dar uma “respirada”. Coloque cascas de ovos, café coado, frutas e verduras podres por cima da terra. Os outros tipos de lixos deverão ficar em lugares apropriados, como reservatórios de reciclagem para os recicláveis, etc.
8 – Se você mora em lugar frio, coloque uma capa de alumínio nas portas. Isso ajudará a reter o calor para dentro da casa.
9 – Limpe os filtros de seu ar condicionado ou recoloque-os regularmente. Um filtro sujo irá atrasar a saída de ar, aumentando o custo na conta de luz. Quando não estiver em casa, ajuste o termostato para temperaturas mais altas ou desligue-o.
10 – Termostatos automáticos ajudam na redução da conta de luz. Estima-se que você poderá economizar até 3% dos gastos a cada grau que você diminuir e 6% para cada grau aumentado.
11 – Se você tiver uma lareira em sua casa, instale portas de vidro no cômodo em que está instalada. O vidro evita para que o calor saia para o lado de fora
12 – Evite deixar os aparelhos eletrodomésticos em stand-by. Mesmo, por exemplo, depois de desligar seu computador desconecte a tomada do plug. Você poderá economizar de 10 a 15%.
13 – Instale mais ventiladores em sua casa. Exaustores (“puxadores de ar”) servem para um propósito muito específico. Nos meses de calor os exaustores podem, indesejadamente, tirar calor e humidade do banheiro ou cozinha. Ventiladores de teto ajudam a reduzir a dependência de ar condicionado durante o verão e podem ser úteis no inverno, tranferindo o calor do teto para baixo.
14 – Isole sua casa se você mora em lugares frios. Portas e janelas são as maiores saídas de energia (calor) de sua casa. Instale barradores de ventos e calor ( weather-stripping ) em suas janelas e portas. Quando a falta de calor na casa é detectada, a primeira coisa que devemos verificar são as portas e janelas.
15 – Viva o código dos 3 R´s (érres). Recuse, reuse e recicle. Esteja com essas 3 coisas em mente para quando for comprar ou descartar algo.
16 – Leve em consideração a cor da tinta das janelas. Cores escuras ajudam a reter o calor (bom para o inverno) e cores claras refletem a luz, “espalhando” o calor (bom para o verão).
17 – use roupas claras no verão, elas podem evitar em 99% os efeitos dos raios ultravioletas. Então, o que está esperando? Deixe o Sol entrar!

Máquina de escrever e até TV são recolhidas no 1º Mutirão do Sinos

São Leopoldo - Aparelho de televisão, máquina de escrever, isopor, garrafas e centenas de sacos plásticos estavam entre o lixo recolhido ontem no 1º Mutirão de Limpeza do Rio dos Sinos, organizado pelo Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A ação de limpeza, que durou cerca de três horas e foi feita apenas em um pequeno trecho na frente do Clube Humaitá, no bairro Rio dos Sinos, serviu para mostrar que é necessário mais conscientização por parte da população. Uma tonelada de lixo foi embora para cooperativas de reciclagem.

Educação - Voluntários retiraram das águas produtos como uma máquina de escrever. Para o prefeito e também presidente do Pró-Sinos, Ary Vanazzi, o mutirão é a continuidade de um processo de educação ambiental, iniciado em 2007, que envolve escolas e municípios integrantes do consórcio. "Precisamos fazer um trabalho coletivo e articulado. A educação ambiental deve seguir nos próximos anos", disse ele.

VOLUNTÁRIO

Responsável por ensacar o lixo trazido nos caiaques, o fundador da força-tarefa Liga de Defesa Nacional, o voluntário Elair Silva dos Santos, 62 anos, morador de Porto Alegre, conta que como se fosse uma missão, participa ativamente de ações em defesa da vida. "Sou voluntário e onde puder ir, vou. Ajudei as vítimas em Santa Catarina, nas chuvas que destruíram Canela e assim por diante. Vivo pelo resgate da vida humana e ambiental’’, disse.

Ação vai virar vídeo

Segundo o diretor executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, atividades do consórcio, entre elas o mutirão de ontem, foram gravadas para a produção de um vídeo que será levado às escolas e comunidades. "Além do mutirão, outras equipes estão limpando as margens do rio."

Dia 17 de março, o Pró-Sinos faz mutirão simultâneo nos municípios do consórcio pelo Dia do Rio dos Sinos.

Fonte: Diário de Canoas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Praias do Guaíba devem estar próprias para banho a partir do próximo ano

Com o início da nova etapa do projeto construção do emissário subaquático deve ser acelerada

Se o ritmo do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) se mantiver, 2011 será o ano em que Porto Alegre comemorará a conclusão da obra de saneamento mais portentosa de sua história. Com o início da construção da terceira chaminé de equilíbrio da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal na segunda-feira, e a chegada de mais oito tubos gigantescos, de 515 metros de comprimento, prevista para o dia 15, a construção do emissário subaquático, parte mais ousada do programa, deve ser acelerada.

Às margens do Guaíba, forma-se uma rede que levará o esgoto coletado de estações de bombeamento de esgoto (EBE) até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, na Zona Sul, diminuindo a poluição do curso d’água, massacrado pelo lançamento de toneladas de resíduos.

Etapas de andamento da obra:

Fonte: Zero Hora