sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água - 22 de Março

Ter atitude é...
usar a água com responsabilidade.
 
Entre os recursos naturais, a água é um dos elemento mais importantes para a subsistência das espécies, que dependem dela para satisfazer suas necessidades. Quase todos os aspectos da vida do homem giram em torno da água, razão pela qual os povos desenvolveram-se nas proximidades de fontes de água.
 
As fontes naturais de abastecimento de água são:
• água da chuva
•águas superficiais (rios, arroios, lagos)
•águas subterrâneas (aquíferos, mananciais)
 
A água cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97% de toda a água existente no planeta. A doce, portanto, chega a 3%, sendo que 2% está presente nas geleiras e 1% nos rios, lagos e águas subterrâneas. Daí a importância da preservação dos mananciais.
A água não é um recurso renovável. Em termos gerais, os usos da água abarcam as atividades humanas em seu conjunto. Neste sentido, a água pode servir para consumo ou como insumo em algum processo produtivo.
A sua disponibilidade é cada vez menor porque, por um lado, deve ser compartilhada por atividades distintas e, por outro, porque não é utilizada racionalmente.
Finalmente, a água para consumo humano, que é captada de fontes superficiais e subterrâneas, é cada vez mais procurada pelas populações, mas a cada dia está mais escassa.
 
Dicas
 
• Evitegastos desnecessários de água, com banhos demorados, torneiras abertas ou pingando, além de descargas e vasos sanitários vazando.
•Em qualquer tipo de limpeza que necessite usar mangueira, evite que a água fique correndo o tempo todo.
•Os carros podem ser lavados a seco. Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros de água a cada lavagem.
•Tome banho de chuveiro e, de preferência, rápido. Oito minutos é um tempo excelente. Mesmo assim, mantenha o chuveiro desligado enquanto se ensaboa.
•Não permita que as crianças brinquem com água. Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são, sem dúvida, divertidas, mas passam a equivocada ideia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação: as crianças. Ensine as pessoas o valor desse bem tão precioso.
•Regue as plantas à noite ou de manhãzinha. Assim, você impede que a água se perca com o calor do dia, na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
•Evite o desperdício de água em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, utilize somente o necessário.
•Feche bem as torneiras.
•Os reservatórios, como as cisternas, tanques e caixas d’água, devem permanecer limpos e tampados.
•Rios e praias não são depósitos de lixo e devem ser preservados.
 
Pequenas atitudes sustentáveis fazem a diferença para um mundo melhor.
 
Fonte: Corsan

sexta-feira, 15 de março de 2013

RS faz colheita de arroz especial

Representantes do governo federal participam, nesta sexta-feira (15), no assentamento Filhos de Sepé, no município gaúcho de Viamão (a 32 km de Porto Alegre), da abertura da 10ª Colheita de Arroz Agroecológico no Rio Grande do Sul. Produzido de forma ambientalmente correta e sem o uso de agrotóxicos, o grão mobilizou, nesta safra, 439 famílias que vivem em 24 assentamentos da reforma agrária nas regiões de Canoas e Porto Alegre, o que irá resultar em 14,5 mil toneladas de arroz orgânico. Além de gerar emprego e renda para famílias de 15 municípios, a atividade garante um produto que faz bem à saúde humana, seguindo os preceitos da preservação ambiental.
Segundo o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, que participará do evento, a iniciativa demonstra que é possível produzir de maneira sustentável, com agregação de valor ao produto, em assentamentos da reforma agrária. “São famílias engajadas com a preservação do meio ambiente que muitas vezes atuam como protetores de áreas ricas em biodiversidade”, destaca Cabral. Ele ressalta, ainda, que a atividade vai ao encontro do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em discussão pelo governo. “A partir dessa experiência gaúcha podemos replicar a experiência em outros estados”, acrescenta.
Característica - Inserido na Área de Proteção Ambiental Banhado Grande, o assentamento Filhos de Sepé produz arroz orgânico há mais de 10 anos. Conhecido como o maior Assentamento Ambientalmente Diferenciado do Rio Grande do Sul, ocupa área de 9,4 mil hectares. Essa característica ambiental faz com que o assentamento seja referência em produção agroecológica, forte também nas atividades de frutas e hortaliças.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apoiam diretamente a iniciativa, que também conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. (Fonte: MMA)

Fonte: Ambiente Brasil

quinta-feira, 7 de março de 2013