quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Máquina de escrever e até TV são recolhidas no 1º Mutirão do Sinos

São Leopoldo - Aparelho de televisão, máquina de escrever, isopor, garrafas e centenas de sacos plásticos estavam entre o lixo recolhido ontem no 1º Mutirão de Limpeza do Rio dos Sinos, organizado pelo Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A ação de limpeza, que durou cerca de três horas e foi feita apenas em um pequeno trecho na frente do Clube Humaitá, no bairro Rio dos Sinos, serviu para mostrar que é necessário mais conscientização por parte da população. Uma tonelada de lixo foi embora para cooperativas de reciclagem.

Educação - Voluntários retiraram das águas produtos como uma máquina de escrever. Para o prefeito e também presidente do Pró-Sinos, Ary Vanazzi, o mutirão é a continuidade de um processo de educação ambiental, iniciado em 2007, que envolve escolas e municípios integrantes do consórcio. "Precisamos fazer um trabalho coletivo e articulado. A educação ambiental deve seguir nos próximos anos", disse ele.

VOLUNTÁRIO

Responsável por ensacar o lixo trazido nos caiaques, o fundador da força-tarefa Liga de Defesa Nacional, o voluntário Elair Silva dos Santos, 62 anos, morador de Porto Alegre, conta que como se fosse uma missão, participa ativamente de ações em defesa da vida. "Sou voluntário e onde puder ir, vou. Ajudei as vítimas em Santa Catarina, nas chuvas que destruíram Canela e assim por diante. Vivo pelo resgate da vida humana e ambiental’’, disse.

Ação vai virar vídeo

Segundo o diretor executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, atividades do consórcio, entre elas o mutirão de ontem, foram gravadas para a produção de um vídeo que será levado às escolas e comunidades. "Além do mutirão, outras equipes estão limpando as margens do rio."

Dia 17 de março, o Pró-Sinos faz mutirão simultâneo nos municípios do consórcio pelo Dia do Rio dos Sinos.

Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário