quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Educação Ambiental e Política dos 3 R’s

A Educação Ambiental (EA) é um tema cada vez mais tratado nas escolas brasileiras. Em algumas delas, há até uma certa carga horária destinada à conscientização ambiental dos alunos.
Um dos enfoques desse tipo de educação deveria se pautar na Política ou Pedagogia dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), porém, nem sempre esses três assuntos são tratados de maneira igualitária.
Philippe Layargues, doutor em Ciências Sociais da Unicamp, tem um texto interessantíssimo que trata do assunto, chamado O Cinismo da Reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental* – leia o artigo em .pdf aqui.
O texto nos apresenta dois discursos ambientais, o oficial e o alternativo. Este último, mais usado pelos ambientalistas, defende um trabalho persistente no R de reduzir da Pedagodia dos 3 R’s, além de trabalhar os outros dois. Este R trata, no caso, da redução do consumo, o que atacaria diretamente o nosso mercado capitalista e consumista.
É aí que entra então o discurso oficial. Este valoriza apenas o R da reciclagem, o qual não apresentaria impacto nenhum na economia e nos impostos gerados pelo consumismo que são pagos ao governo.
Sendo assim, o autor questiona o enfoque dado pelo ensino ambiental brasileiro, que, segundo ele, segue os padrões do discurso oficial. Através de dados mostrados no texto, pode-se entender que só a reciclagem possui pouco impacto benéfico no ambiente. Um sistema que realmente valorizasse os 3 R’s – sem se preocupar com as empresas, mas sim com o bem do meio-ambiente – teria resultados muito mais significativos no nosso planeta.
O texto é de 2002, gostaria que discutíssemos aqui se alguma mudança foi feita na Educação Ambiental nesses últimos anos e quais enfoques seriam interessantes para se tratar deste assunto com alunos de diversas idades.
Um pouco mais de cada R

  • Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.
  • Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.
  • Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.
É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os 3 R’s devem ser trabalhados igualmente.

Fonte: Futuro Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário