quinta-feira, 6 de junho de 2013

Educação Ambiental

Na maioria das escolas a educação ambiental não é uma disciplina regular. Mas ensinar a importância de preservar a natureza é cada dia mais essencial. Os conceitos de proteção ao meio ambiente estão mais presentes nas salas de aula desde a década de noventa e agora o assunto domina a maioria dos temas tratados por professores de várias disciplinas.
Os números do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aluísio Teixeira) mostram que em 2004 a proteção ambiental era citada como referência de conteúdo em mais de 94% das escolas brasileiras. 
Para ajudar as crianças a pensar de forma sustentável vale tudo. Os professores usam atividades artísticas, músicas, aulas fora da sala de aula. As crianças colocam a mão na massa e muitas vezes aprendem coisas que já parecem distantes da realidade nas cidades. O simples fato de manter uma horta na escola, por exemplo, pode ensinar os cuidados com a boa alimentação, como a poluição pode afetar a vida na terra, a necessidade de cuidar bem das plantas e o valor nutricional dos alimentos. Essa iniciativa foi tomada pelos educadores do colégio La Salle de Águas Claras, Distrito Federal. Lá, as crianças aprendem em uma fazendinha, que além da horta, tem animais de verdade. Os alunos podem saber mais sobre a produção sustentável de alimentos, descarte correto de materiais orgânicos, reflorestamento de áreas degradadas — estes são apenas alguns dos temas possíveis para os pequenos descobridores. 
A primeira secretaria especial de meio ambiente do Brasil foi criada na década de 70, mas foi na constituição de 1988 que os cidadãos ganharam o direito à educação ambiental. As diretrizes expressas na Política Nacional de Educação Ambiental (EA), definida pela Lei Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999, trazem orientações quanto aos princípios, aos objetivos, às linhas de atuação e às estratégias de implementação da Educação Ambiental. É reconhecida como um instrumento pelo qual "o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”. 
Um dos principais objetivos é contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto à importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida. Pretende-se, assim, incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das consequências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável.
E precisa ser levada à sério na prática. Já mostramos aqui na Informativa inúmeros exemplos de escolas e universidades que estimulam a capacidade criativa dos alunos e ensinam Educação ambiental. Vamos lembrar, por exemplo, o projeto Ecociente, do colégio Claretiano, Colégio e Faculdade de São Paulo, a reportagem foi publicada em setembro do ano passado. A ideia do projeto foi estimular o trabalho em equipe, os grupos criavam ações de preservação, como a coleta seletiva de lixo e reciclagem dos materiais.
No mês de junho deste ano, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, homologou diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental e para a educação indígena. A assinatura dos documentos ocorreu na abertura oficial do Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade Socioambiental, uma das participações do MEC na Conferência Rio+20, encontro das nações unidas pelo clima. “Essas diretrizes orientarão as políticas pedagógicas da educação infantil à universidade, porque o que vale mesmo é quando as práticas chegam à sala de aula”, afirmou o ministro. As diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), após diálogo com os sistemas de ensino, sociedade civil e diferentes instâncias governamentais.
No encontro, o ministro Mercadante e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lançaram, ainda, a 4ª Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente, que nesta edição tem como tema "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis". “É uma oportunidade para pensar ações locais, a partir da escola, com a visão global de desenvolvimento sustentável”, disse Mercadante, como informou a assessoria do Ministério.  
O MEC pretende, no período de pouco mais de um ano, envolver 13 mil escolas públicas da educação básica – inclusive as de áreas indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais – e 4 milhões de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental para discutir e aprender sobre questões ambientais. As escolas definem as temáticas que querem trabalhar e elegem representantes que vão às conferências municipais, regionais e estaduais. Por fim, há uma conferência nacional, com a participação de 800 alunos, que apresentam o que foi debatido nas escolas.
Na visão da ministra Izabella Teixeira, o governo já está saindo de ações de caráter piloto e alcançando redes de alunos em todo o país com projetos socioambientais concretos. “Não temos déficit de diálogo; agora, é preciso ter ousadia para implementar as ações e colocar a política ambiental no dia a dia das escolas”, afirmou. 
Na rede de escolas associadas da ANEC, os projetos já estão sendo operados à todo vapor. Outro exemplo que mostramos, em 2010, aqui na revista Informativa, foi o projeto Biodiversidade, do Colégio Notre Dame de São Paulo. A iniciativa inovadora envolveu os alunos da escola e a comunidade. Os estudantes cadastraram pelo site do colégio a criação de seis grandes partidos políticos, todos em defesa do meio ambiente. Isso dividiu os alunos em grandes grupos que criaram estratégia de ação, logomarca, plataforma de propostas e soluções que poderiam ajudar a natureza. As melhores iniciativas foram eleitas e nesta brincadeira os alunos avançaram muito. Criaram uma rede de recolhimento de óleo usado na vizinhança; coleta de materiais recicláveis e pilhas, plantaram árvores frutíferas para atrair mais pássaros para a escola; e ainda produziram um aquecedor ativado com energia solar para aquecer água sem gastar energia. Cama uma destas atitudes ensina muito aos estudante, que acabam distribuindo este saber pela família e pela comunidade, a receita perfeita para transformar o mundo em um lugar melhor para viver. 

Olho:

- Olho 1: “Na rede de escolas associadas da ANEC, os projetos já estão sendo operados à todo vapor.”
- Olho 2: “Na maioria das escolas a educação ambiental não é uma disciplina regular. Mas ensinar a importância de preservar a natureza é cada dia mais essencial.”
- Olho 3: “O MEC pretende, no período de pouco mais de um ano, envolver 13 mil escolas públicas da educação básica – inclusive as de áreas indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais – e 4 milhões de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental para discutir e aprender sobre questões ambientais.”

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