A visão preponderante na Ciência admite que as mudanças no clima global
são um fato e vem ocorrendo pela ação da atividade humana. O desafio
para o enfrentamento das causas e das consequências das Mudanças
Climáticas é imensamente complexo. Para a Educação Ambiental (EA) parece
ser ainda mais, na medida em que a compreensão do fenômeno Mudanças
Climáticas é algo distante, difícil, abstrato, deslocado no tempo e
longe no espaço. A chave para a formulação e a implementação de
políticas públicas de EA, em tempos de Mudanças Climáticas, deve estar
centrada nas transformações humanas, propondo alternativas para o modelo
e a cultura materialistas que colocam em risco a humanidade.
A
Ciência do Clima demonstra que a humanidade irá enfrentar algum grau de
Mudança Climática, além do que já vem ocorrendo; será irreversível, é um
processo. As análises apontam que se todas as emissões de gases de
efeito estufa fossem paralisadas hoje, os gases presentes na atmosfera
(que demoram em média um século para se dissipar) ainda aqueceriam a
terra no mínimo em mais 1ºC até 2100, além dos 0,76 ºC que o planeta já
ganhou desde a Revolução Industrial. Nesse sentido, a premência da EA
diante desse cenário que se projeta, tem que ser de mobilização e
engajamento pela vida.
A Educação Ambiental como ação
mobilizatória e transformadora pode contribuir para enfrentar esses
cenários futuros que se projetam.Dessa forma, o Departamento de Educação
Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania
Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/SAIC/MMA) elaborou este
documento, a fim de contribuir para a política pública de EA sobre o
tema Mudanças Climáticas. A partir dele, o DEA expõe formas de
compreensão teóricas conceituais do fenômeno, referenciadas nos campos
da Ciência e da Educação Ambiental.
Essa iniciativa visa formular
políticas públicas que atendam aos anseios e demandas da sociedade
brasileira, no sentido da tomada de consciência, das mudanças de
posições socioambientais equivocadas e modelos mentais cristalizados,
para viabilizar a transição para uma sociedade de baixo carbono.
A
proposta se referencia na EA crítica e transformadora. E para esse
exercício, este documento sugere princípios, diretrizes, objetivos e
estratégias de ação para a reflexão e a prática de EA no contexto das
Mudanças Climáticas.
Relatórios:
1.Uma
proposta de política pública: Parâmetros e Diretrizes para a Educação
Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas causadas pela ação humana.
2.Documento
descritivo contendo proposta de campanha sobre educação ambiental e
mudanças climáticas, incluindo estratégia de execução.
Publicações do DEA:
Livro: Educação Ambiental & Mudanças Climáticas: Diálogo Necessário num Mundo em transição
Fonte: MMA
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