quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Equador é o que mais desmata na América Latina

Dados foram apresentados em relatório da FAO, o território equatoriano apresentou perda anual de 60.00 hectares.

Com base em uma pesquisa realizada via satélite pelo Centro de Levantamentos Integrados de Recursos Naturais por Sensores Remotos em 2000, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, mais conhecida como FAO, na sigla em inglês, elaborou um relatório com dados atuais, que contabilizam o desmatamento anual de florestas em quase 200 mil hectares.
Entre os países analisados, o Equador possui a taxa de desmatamento mais alta da América Latina, com uma perda anual entre 60.000 e 200.000 hectares de florestas nativas. Os resultados são causados pela pressão de empresas petrolíferas e mineradoras, responsáveis pelo corte ilegal de árvores na região. O índice do país é quase cinco vezes maior do que a média de outros países da América Latina.
Segundo os dados do relatório divulgado pela FAO, o Equador sofre uma redução de 1,8% de áreas verdes ao ano. Em toda América Latina foi registrada uma redução média de 0,4% anual, enquanto o índice mundial foi de 0,1%. No mesmo período, áreas brasileiras registram 0,54%. O governo equatoriano, contudo, contesta o relatório da FAO. "Temos uma falta de informações que certamente vai fazer com que esta taxa suba, talvez para 70.000, mas não é como se pensava há 10 anos", afirmou o gerente do programa "Sócio Bosque", do Ministério do Meio Ambiente equatoriano, Max Lascano.
De acordo com os ambientalistas, o país perdeu cerca de 62.000 hectares por ano. A principal ameaça ao solo equatoriano é a constante mudança de uso do solo, áreas de atividades pecuárias e de projetos ativistas.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário